03 julho 2008

Família

Um dos meus quatro pilares de sustentação (os outros três são: meus amores, meu trabalho, meus amigos) e, certamente, o mais importante deles, minha família é minha base, meu exemplo, meu ponto de partida e de chegada. Qualquer desafio que a vida me propõe, é nela que busco a coragem, a força e o apoio. E uma vez conquistado, é para ela que retorno, para a comemoração.

E família é algo que carregamos para todo lado. Ela está em nós, intrínseca, representada na educação, na formação, nos valores, nas características físicas e psicológicas. Somos o resultado do que recebemos de nossos pais, misturados ao que fazemos com o que o mundo nos oferece, baseados nos valores apre(e)ndidos em casa. E como esses valores são importantes! Determinam tanta coisa...

Família também é aquela que adotamos. Aquela do grande amigo quase irmão, das amigonas-irmãs, de quem amamos. E não é porque relacionamentos se acabam que acabam os sentimentos e o respeito pela família que também foi um pouco nossa. Poder partilhar das alegrias, decepções e dores é um privilégio que muitos não valorizam. Alguns até rejeitam a sorte. Muitos não se dão conta da maravilha que é ter uma família, com quem contar, desabafar, comemorar. Não é fácil passar pelas dificuldades da vida, mas juntos, pode-se muito!

Pena eu não poder compartilhar das comemorações ao lado da família, aniversários, conquistas, nascimentos e não chorar com eles a perda dos nossos. Mas, acredito e desenvolvo a teoria, de que “estar em família” não é apenas estar presencialmente com eles, pais, irmãos, primos e tios, é também acompanhar de longe, oferecer o ombro a milhares de kilômetros, enviar um sorriso amarelo pela camêra do computador, escrever uma carta. Não é porque não se está “lá” que não se está com eles. Um pensamento, um gesto, uma oração vence montanhas, distância e tempo.

Por isso, não esqueçam das conquistas que fizeram, das maravilhas que a vida proporciona, dos valores apreendidos, e, para aqueles que podem, se voltem para a família bonita que ergueu tudo isso, a base, a origem de todos nós.

Sem comentários: