11 novembro 2008

RAIVA

Está entalado aqui na garganta. Aqui, ó. Bem aqui. E a gente fica querendo dizer um monte de coisas, impropérios, xingamentos, ou até mesmo umas boas verdades, mas não dá. Pra isso, é preciso descer do pedestal, ligar, ir ao encontro, dar de cara com a criatura. Será que vale a pena?

Sim, acho que vale. Vale a pena descer uns degraus, vale a pena um novo encontro, só pra despejar tudo. Dizer tudo que vier à mente e estiver sobrecarregando o coração. Por isso, escrever mais um email vale, fazer o último telefone vale, olhar no olho vale. Perde-se tempo sim, energia demais, mas por uma boa causa. O nosso bem-estar, a nossa paz de espírito.

Perdem-se uns minutos gritando, extravazando, dizendo (algumas vezes) pela milésima vez a mesma coisa, mas de forma radical e final. Canalizamos o sentimento, aliviando o mal, tirando todo o rancor de dentro, para criar a sensação de vazio, de limpeza, de renovação.

A idéia não é atentar contra ninguém, muito menos contra nós mesmos, mas sim vomitar toda a raiva, a dor, a frustração no exato momento em que as coisas acontecem, evitando que o ódio venha plantar semente e, sobretudo, passando a sensação ruim para o outro, o incômodo, a idéia de que causou o mal a alguém, que feriu, que magoou.

A raiva, na verdade, se bem canalizada, pode criar uma incrível sensação de prazer. Aquela da renovação do espírito, a “lavagem da alma”, como dizem por aí. Então, é a hora do outro, aquele que ouviu, de começar a reagir. Sentir o peso das palavras, crispar-se, sentir a rejeição, a dor daquele a quem feriu.

Cai a ficha, a mensagem é recebida e começa a ser processada, lenta e dolorosamente. Pronto. Você fez sua parte em prol de si mesmo. Aí, depois disso, a leveza toma conta... Até porque a alma da gente, o coração, é um recanto de pura leveza, que deve ser bem tratado e não sofrer pressões, agitações, dores.

E como uma boa raiva produz um excelente discurso (Ralph Waldo Emerson), o problema, agora, meu caro, é seu!

2 comentários:

Good Look disse...

Olá Andrea!
Adorei seu blog, trabalho na UVA em Campina Grande, com seu pai! E hoje estou me sentindo assim, e creio tbm que vale muito a pena vc extravasar esse sentimento! Parabéns pelo BLOG!
Paraibanos pelo mundo, vencendo desafios e superando os sentimentos!
Abraços!

Anónimo disse...

"Apparaît cependant à la croisée des chemins un visage qui se détourne, au moment même où vous alliez le regarder, et c'est ce profil dessiné sur le ciel qui vous semble, aussitôt perdu que deviné, le Paradis".